Cardux

Capacitamos equipes para atuar com melhorias contínuas em Programas de Qualidade de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular

Depoimentos

Unimed João Pessoa

Depoimento do Dr. Maurilio Onofre Deininger, cirurgião cardiovascular da Unimed/ João Pessoa que fez o curso de Programa de Preceptoria em ERAS( in loco) no seu serviço.
“O curso nos trouxe conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para aplicar o conceito ERAS e implementar nossos próprios protocolos à nossa realidade devido a uma avaliação in situ. Com o engajamento da equipe multidisciplinar e a expertise dos professores, conseguimos transformar o atendimento e otimizar os cuidados. Os resultados são notáveis : pacientes com recuperação rápida e retorno
precoce às atividades cotidianas com qualidade de vida plena.”
Acabamos de comemorar os 100 pacientes ERAS e desejamos continuar firmes neste propósito.

Obrigado pela consultoria!

Centro Cardiológico Americano

Prof. Juan Riva, Diretor do Departamento de Anestesiologia do Hospital de Clínicas Dr. Manuel Quintela, Encarregado do Departamento de Anestesia no Sanatório Americano e Diretor do Comitê de Anestesia Cardiovascular da CLASA
No início de 2022, entramos em contato com o consultor da Cardux, Prof. Omar Mejia, que nos orientou sobre a filosofia do programa ERAS CS, sua implementação e sua experiência pessoal. 
Acordamos com o Prof. Omar uma visita de campo ao CCA, onde ele pôde verificar presencialmente as diferentes etapas do processo e entrevistar os diversos membros da equipe. Foram realizadas palestras em grupo, abordando não apenas os programas ERAS, mas também análises de mortalidade e o conceito de resgate.
Mantivemos contato contínuo, onde ele colaborou tanto na elaboração quanto nas reuniões periódicas com o grupo.
Como conclusão, o Prof. Omar Mejia atuou como mentor do programa Pro.Re.M, transmitindo evidências e experiência, mas, fundamentalmente, destacando as ferramentas que tornariam o Pro.Re.M-CCA um programa único de processo cirúrgico melhorado em cirurgia cardíaca, adaptado à realidade, aos objetivos e às possibilidades do Centro Cardiológico Americano.

Hospital Paulistano

Em outubro de 2022, o Hospital Paulistano se tornou, de um dia para outro, um hub em cirurgia cardíaca. Por este motivo, houve a contratação da consultoria para a cirurgia cardíaca nascer dentro do projeto ERAS. Inicialmente, as cirurgias tinham tempo de internação de 13.27 dias e com 4 meses de consultoria e treinamento das equipes multidisciplinares e acompanhamento do consultor in loco houve redução para 6.08 dias. Ficamos gratos com essa melhoria que impactou não só o hospital como a experiência dos pacientes de retornarem precocemente as suas atividade diárias.

Nossa consultoria foi conduzida pelo prof. Dr Omar Mejia, Cirurgião Assistente da Unidade Cirúrgica de Coronariopatias e Coordenador da Unidade Cirúrgica de Qualidade e Segurança do InCor/HCFMUSP e pela Doutoranda em Cirurgia Torácia e Cardiovascular FMUSP,  Gabrielle Borgomoni.

Hospital Samaritano

Desde o 2018 com a consultoria do Dr Omar Mejia no antigo TotalCor hoje Hospital Samaritano Paulista foi implementado com sucesso o Protocolo da rápida recuperação dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, um dos primeiros cases no mundo com sucesso, e que foi publicado na revista Nature- newsletter de notícias científicas, evidenciando  a alta precoce, redução de complicações e tempo de internação de 3 dias com a implementação do protocolo ERAS.

Leia na íntegra:

Nature Newsletter

Novo protocolo em cirurgia cardíaca preve a alta em até 3 dias

 

Treinamentos

Através de cursos especializados e atualizados, preparamos equipes para enfrentar os desafios do ambiente cirúrgico e de cuidados intensivos, com foco em eficiência e excelência clínica.

Nossos programas abrangem o desenvolvimento de soft skills, habilidades técnicas e a implementação de práticas baseadas em dados, garantindo que as equipes estejam prontas para otimizar processos e reduzir complicações.

 

A Cardux oferece capacitação de alto nível, voltada para aprimorar a qualidade e segurança no atendimento ao paciente.

Com essa abordagem, capacitamos os profissionais a alcançar os mais altos padrões em cirurgia cardiovascular, promovendo um cuidado hospitalar mais eficiente e seguro.

 

Conheça nosso Programa de Preceptoria

Protocolos para uma rápida recuperação após cirurgia recebem destaque na sociedade, não apenas devido à necessidade e ao crescente interesse relacionados à melhoria contínua da qualidade e redução de custos (entrega de valor), mas, sobretudo, por se tornarem uma estratégia fundamental na otimização dos cuidados perioperatórios. Isso aumenta a qualidade e a segurança das cirurgias e, consequentemente, possibilita um retorno mais rápido às atividades rotineiras dos pacientes.

Conforme mostram as evidências atuais, o trabalho em equipe e a aderência a esses protocolos conseguem reduzir complicações, tempo de internação e custos hospitalares, itens essenciais para a sustentabilidade do ecossistema de saúde.

Esse novo enfoque de cuidados centrado no paciente demanda necessariamente uma abordagem sistêmica, integrando práticas baseadas em evidências e contando com uma equipe multiprofissional que trabalha harmonicamente dentro dos princípios do ERAS (Enhanced Recovery After Surgery). O pioneirismo do nosso grupo na otimização perioperatória começou em 2018, antes mesmo da publicação da diretriz do ERAS para cirurgia cardíaca. Publicamos resultados em revistas internacionais que rapidamente impactaram o cenário das cirurgias cardíacas, tornando-nos referência na área.

Após vários cases de sucesso no Brasil, decidimos lançar o Programa de Preceptoria, com o objetivo de capacitar e ensinar equipes multiprofissionais a replicar esses resultados. O evento estará alinhado com a diretoria do hospital para capacitar as equipes na incorporação e aplicação de novos protocolos. Utilizaremos plataformas tecnológicas para facilitar a comunicação entre as equipes e a educação dos pacientes, garantindo a sustentabilidade dessa implantação.

O evento conta com especialistas multiprofissionais que palestrarão presencialmente e compartilharão suas próprias experiências, trazendo dicas de como implementar e adaptar os protocolos em cada hospital. Serão apresentadas estratégias que ajudarão os hospitais nessa transformação, abordando desde a gestão de mudanças no nível da governança hospitalar, a adoção de tecnologia e implementação de processos, até o engajamento do corpo clínico e a satisfação dos pacientes.

Duração: 3 dias, com aulas teóricas e acompanhamento do perioperatório de um paciente submetido à cirurgia de revascularização miocárdica, que, através da otimização perioperatória, deverá evoluir para uma rápida recuperação mental e fisiológica, seguindo os princípios do ERAS.

Público-alvo: Equipes multiprofissionais associadas ao cuidado de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca (enfermeiros, cirurgiões, intensivistas, anestesistas, cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos).

Tenha sua equipe capacitada, em todos os níveis, para implementação efetiva de Programas de Qualidade em Cirurgia Cardiovascular

Translate »
Rolar para cima
Abrir bate-papo
WhatsApp
Olá
Como podemos ajudá-lo?